05/05/2020

Eu Cuido de Rios

O isolamento social imposto pela Covid-19, em detrimento das dificuldades trazidas pela mudança repentina de rotinas, também trouxe outras oportunidades.
Covid-19 é uma sigla em inglês para a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 (também uma sigla vinda do inglês), que desdobrada significa Coronavirus disease 2019, isto é, uma doença causada pelo coronavírus descoberto no ano de 2019. [1]
Voltando ao isolamento social e a busca de uma nova rotina domiciliar resolvi ler o livro: O Milagre do Amanhecer, de Hal Elrod, que me levaram a passar acordar às 5h:30min todos os dias para usar o tempo para fazer coisas que queria mas achava que não tinha tempo para fazer.
Foi neste alinhamento que surgiu a ideia de criar um canal para falar das coisas que venho fazendo desde 2008 na gestão de recursos hídricos, mas que muitos de meus amigos e familiares não sabem, mas que até acham que são importantes.
Me perguntando: o quê é que eu faço? Eu Cuido de Rios
No início do ano estive realizando uma exploração que eu tinha uma enorme vontade de fazer: navegar pelas águas do Rio Guandu, fiquei maravilhado pela riqueza do local que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu reconheceu como Área de Proteção Ambiental (APA) Guandu-Açu e que, o então Secretário, Fernando Cid resolveu chamar de Pantanal Iguaçuano.


A atenção do guia Edson Monteiro (Edinho) da Lagoinha foram nas várias vezes que voltei lá de nota 10. Edinho conhece a região de uma forma impar. 
Ele que mobilizou pescadores para protegerem os jacarés que caem em seus instrumentos de pescas, que também trabalhou com pescadores para busca de direcionamentos menos impactantes ao Lagoão pelos escoamentos de efluentes domésticos, industriais e de descartes inadequados de poluentes nos corpos hídricos, que faz resgastes de banhistas e até de corpos no local, mas também é um artista ambiental que trabalha o paisagismo local... adorei conhecer o Edinho.


Logo na sequência veio o impacto para a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com o episódio que foi conhecido pelo país inteiro como o caso da Geosmina. Mas uma vez o Edinho foi uma figura de destaque no apoio a imprensa.
Minhas atividades na Diretoria do Comitê do Guandu - RJ; no Comitê Baía de Guanabara (CBH-BG); no Comitê Piabanha; também no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ); no Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBHs); e no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBHs), bem como de divulgações de informações e conhecimentos em FanPages do Fecebook, tais como: Rede Rios RJ, Encontro da Sociedade Civil com o Comitê Guandu e, mais recentemente Nelson Reis. Neste momento de confinamento serviram de motivadores para a tomada de decisão de alinhar recursos. Assim vem a tona a produção de conteúdo a ser disponibilizada no YouTube, Instagram e Facebook.
Partindo para ação produzir o primeiro vídeo: Eu Cuido de Rios 1, onde me apresento e assumo compromissos públicos de fazer no mínimo duas entrevistas semanais com outras pessoas ligadas ao tema: Eu Cuido de Rios.
Para iniciar a série convidei ao professor Décio Tubbs da UFFRJ. Fizemos uma live com a participação da Marina Bernardes, que é uma das ativistas contrárias a implantação do Autódromo na Floresta do Camboatá... a primeira decepção: os aplicativos usados não permitiram a gravação.
Em resposta ao público gravei um pedido de desculpas e fiz os esclarecimentos.
Eu Cuido de Rios 3 finalmente foi ao ar com a outra entrevista com o Professor Décio Tubbs.  
Na sequência foi ao ar Eu Cuido de Rios 4 com a entrevista com a Professora Carmelinda Silva, da UFRRJ, que fez uma abordagem sobre o necessário olhar para o enorme potencial que o turismo ecológico pode trazer para os usos sustentáveis das belezas naturais locais. 
Entusiasmado com a repercussão, embora ainda com baixas curtidas e compartilhamentos (as métricas do digital) gravei o Eu Cuido de Rios 5, onde faço uma apresentação da gestão hídrica no Brasil e no Rio de Janeiro.
Em Eu Cuido de Rios 6 - a entrevista foi com reconhecido mestre da gestão hídrica nacional o Presidente do Comitê do Rio São Francisco (CBHSF) e também representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, nesta atual configuração. Estou falando do renomado Anivaldo Miranda.  
Já em Eu Cuido de Rios 7 - a entrevista foi com Anselmo Caires, Presidente do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas, que inovou na live participando diretamente da Barragem do Zabumbão, que foi a origem de sua ligação com a gestão de recursos hídricos.
José Carlos Virtuoso nos trouxe em Eu Cuido de Rios 8, a grave crise por que passam mais de 20 municípios do estado de Santa Catarina, com uma estiagem significativa. Em sua live são apresentadas várias imagens dos casos graves de famosos rios de seu estado.
Hoje foi o dia de entrevistar o Edson Piaba, Presidente do Fórum Pernambucano de Comitês de Bacias Hidrográficas, depois de superarmos as várias barreiras para a conexão. Valeu as várias tentativas. Veja em Eu Cuido de Rios 9.      
A agenda está dinâmica, portanto curta, compartilhe e siga o canal.
Eu muito agradeço a atenção e as participações.

Meus Canais Vinculados

Facebook - @nelsonreisoficial
Instagram - nelson.reis.filho

Telegram - t.me/eucuidoderios

Nenhum comentário:

Combata este Quadro

Combata este Quadro
Separe o Lixo em sua Casa